Gana
Gana é um país da África ocidental, limitado a norte pelo Burkina Faso, a leste pelo Togo, a sul pelo Golfo do Guiné e a oeste pela Costa do Marfim. A capital e maior cidade de Gana é Acra. A palavra Gana significa "guerreiro" e é derivado do antigo Império Gana.
Localização
O Gana situa-se na África, alguns graus apenas a norte do Equador. Metade do país fica a menos de 152 metros acima do nível do mar, e o seu ponto mais elevado tem apenas 883 m. Os 537 quilómetros de costa são compostos principalmente por litorais baixos e arenosos, atrás dos quais se estendem planícies cobertas por vegetação de pequeno porte, interceptada por vários rios e ribeiros, a maioria dos quais só é navegável em cruzeiro de luxo patrocinados por jogadores de futebol, onde se consomem altos níveis de bebidas alcoólicas e cigarros. A norte, perto da fronteira com a Costa do Marfim, estende-se uma faixa de floresta tropical interrompida por colinas densamente florestadas e muitos rios e ribeiros. Esta área, conhecida como Ashanti, produz muito do cacau, minerais e madeira do país. A norte desta faixa, a altitude varia entre 91 e 396 metros acima do nível do mar e o território está coberto por arbustos baixos, savana e planícies cobertas de erva.
Cultura
Talvez a mais visível (e vendável) contribuição cultural de Gana seja o tecido conhecido como kente, que é amplamente reconhecido por suas cores e simbolismo. O kente é feito por habilidosos tecelões ganenses, e os principais centros de tecelagem situam-se em volta da cidade de kumasi (Bonwire é conhecida como a terra do kente, apesar de algumas áreas da região do rio volta também reclamarem o título).
Ali se encontram vários tecelões produzindo longas peças de kente. Estas peças podem ser costuradas juntas para formarem os grandes turbantes que são usados por alguns ganenses (especialmente chefes) e são comprados por turistas em Acra e Kumasi.
Após a independência, a música de Gana floresceu, particularmente um estilo dançante chamado high life, que é muito tocado nos bares e clubes do país. Muitos ganenses são adeptos da percussão, e não é incomum escutarem-se tambores sendo tocados em eventos sociais.
Escritores de Gana
William Boyd
Nascido em Acrra, em Gana, em 1952, Boyd cresceu na Nigéria, mas por ser filho de Britânicos, essa é sua nacionalidade. Ele foi educado na escola Gordonstoun e frequentou as universidades de Nice (Diploma de Estudos Franceses), Glasgow (Inglês e Filosofia) e Oxford, onde completou seu doutoramento em Inglês e Literatura.
William Boyd foi professor de Inglês e Literatura no Colégio St. Hilda, em Oxford entre 1980 e 1983. Ele é membro da Sociedade Real de Literatura na Inglaterra e um Officier de l'Ordre des Arts et des Lettres na França. É casado e divide seu tempo entre Londres e o Sudoeste da França.
O escritor foi convidado a reinventar o agente britânico 007, em Setembro de 2013, sendo responsável por escrever o mais novo livro das aventuras de James Bond, intitulado 'Solo: um romance de James Bond', William Boyd tem a missão de dar novo folêgo literário ao personagem criado por Ian Fleming.
Principais Obras:
- Um Homem Bom na África - no original A good man in Africa - 1981 (vencedor do prêmio Whitbread e do Prêmio Somerset Maugham)
- Uma Guerra de Sorvete - no original An Ice-cream war - 1982 (finalista do Booker Prize 1982 e vencedor do Prêmio John Rhys Llewellyn)
- Estrelas e Bares - 1984
- As Novas Confissões - 1987
- A Praia de Brazzaville - no original Brazzaville Beach - 1990 (vencedor do Prêmio McVitie e do James Tait Black Memorial Prize)
- A Tarde Azul - 1993 (vencedor do Livro do Ano do Sunday Express 1993 e do Prêmio de Ficção do Los Angeles Times , 1995)
- O destino de Nathalie "X" - 1998
- Tatu - 1998
- Armadillo - 2000
- Viagens ao Fundo de um Coração: os diários íntimos de Logan Montstuart - no original Any Human Heart - 2002 (vencedor do Prix Jean Monnet)
- Inquietude - no original Restless - 2006 (vencedor do 2006 Costa Book Awards)
- Tempestade - no original Ordinary Thunderstorms; Bloomsbury - 2009
Grupo e número:
Larissa Lima; 24
Nauany Nunes; 32
Yasmin Lima; 39
Yasmin Oliveira; 40
Nenhum comentário:
Postar um comentário